Web Analytics

por Ricardo Di Santo

Web Analytics é uma definição genérica para o estudo e medições dos eventos e comportamentos que acontecem dentro de um site ou aplicativo. Esse processo parte da coleta de dados para que sejam processados e interpretados, dando, então, origem às informações e conhecimentos necessários para tomada de decisões e otimizações.

A análise tem vários objetivos, ela pode determinar a probabilidade de que um determinado cliente irá recomprar um produto, depois de adquirido no passado, personalizar o site para clientes que visitam repetidamente, conhecer as regiões geográficas que mais acessam, prever o perfil de cliente que mais abandona produtos no carrinho, compreender o crescimento do número de acessos e identificar oportunidades para o futuro.

Existem diversas formas de registrar dados para análise. Algumas ferramentas/softwares são desenvolvidos especificamente para essa finalidade. Existem também os sites/aplicativos que fornecem suas próprias informações. Os relatórios gerados a partir dos dados e cruzamentos destes podem ser fatores decisivos no convencimento de determinada ação ou investimento. O uso dos números é uma forma lógica de determinar a queda ou crescimento de um projeto digital e podem, além disso, indicar probabilidades para que o profissional de marketing aproveite as oportunidades.

A análise dos projetos web permitem otimizações constantes melhorando regularmente seu desempenho. Quem acessou, quantos acessaram, de onde acessaram, do que gostam, o que costumam fazer, quais produtos costumam procurar, quais itens costumam abandonar, períodos de maior acesso, botões mais clicados, desempenho da parte inferior da página, idioma e gênero, quando bem utilizadas estas informações, podem ajudar a empresa a conquistar novas taxas de conversão.