por Ricardo Di Santo
User Experience (UX) é um processo de design cujo objetivo é projetar sistemas que ofereçam uma experiência interessante para o usuário, melhorando, assim, a sua satisfação. Esse é um termo aceito por alguns e não por outros, por acreditarem que experiência não se trata de uma disciplina específica, mas por várias disciplinas tais como interação, arquitetura da informação, design visual, usabilidade e interação humano-computador.
O profissional que desenvolve projetos deve sempre considerar o utilizador, a pessoa cuja necessidade precisa ser atendida. Para isso, a responsabilidade passa por algumas dimensões fundamentais e que, por padrão, costumam ser as mesmas:
São muitas as disciplinas que contribuem para a experiência do usuário, mas no ambiente digital algumas se tornaram aceitas como chaves do UX:
Considerando que um mesmo projeto possa ter várias soluções, uma aposta certa é assegurar que o produto desenvolvido flua logicamente de etapa em etapa. Algo que não deve ser deixado de lado são os testes, uma vez que, por meio deles, é possível perceber o comportamento do usuário diante da solução proposta e sempre que se identificar obstáculos, refinar o projeto para que resulte em melhoria da experiência.