Experiência do usuário (UX Design)

por Ricardo Di Santo

User Experience (UX) é um processo de design cujo objetivo é projetar sistemas que ofereçam uma experiência interessante para o usuário, melhorando, assim, a sua satisfação. Esse é um termo aceito por alguns e não por outros, por acreditarem que experiência não se trata de uma disciplina específica, mas por várias disciplinas tais como interação, arquitetura da informação, design visual, usabilidade e interação humano-computador.

O profissional que desenvolve projetos deve sempre considerar o utilizador, a pessoa cuja necessidade precisa ser atendida. Para isso, a responsabilidade passa por algumas dimensões fundamentais e que, por padrão, costumam ser as mesmas:

  1. Utilidade (o quão útil e importante o sistema é na vida do usuário, seja por motivos profissionais ou pessoais).
  2. Usabilidade (facilidade de uso).
  3. Atração (qualidade de atraente e organizado).
  4. Engajamento (capacidade de estimular o uso repetido).

São muitas as disciplinas que contribuem para a experiência do usuário, mas no ambiente digital algumas se tornaram aceitas como chaves do UX:

  1. Pesquisa UX (análise do usuário e coleta de informações para planejamento).
  2. Arquitetura da Informação (organização, estruturação e hierarquização da informação).
  3. Design de interação e visual (foco na interface).
  4. Usabilidade (desenvolvimento que visa facilitar o uso e fornece feedback contínuo permitindo atualizações).

Considerando que um mesmo projeto possa ter várias soluções, uma aposta certa é assegurar que o produto desenvolvido flua logicamente de etapa em etapa. Algo que não deve ser deixado de lado são os testes, uma vez que, por meio deles, é possível perceber o comportamento do usuário diante da solução proposta e sempre que se identificar obstáculos, refinar o projeto para que resulte em melhoria da experiência.