por Ricardo Di Santo
Segmentação é uma forma de definir públicos diferentes para que possam ser impactados por diferentes tipos de comunicação, é uma forma de atingir pessoas específicas.
Existem alguns tipos possíveis de segmentação que obedecem a determinadas estratégias. Algumas formas de segmentarmos nossos públicos são:
Além das formas citadas de segmentação, é possível considerar outras diversas informações quando necessário, se é cliente, ex cliente, se visitou o site da empresa e se participou de determinado evento. O trabalho de segmentação visa estruturar públicos para que seja possível direcionar a comunicação conforme sua relevância.
Algumas práticas são recomendadas durante o trabalho de segmentação, qual seja, deve-se evitar o excesso de segmentação ou hipersegmentação que poderá levá-lo para uma estrutura em que se perca potenciais clientes. Considerar que a segmentação também deve acontecer entre os canais, as mesmas pessoas se comportam de formas diferentes quando estão no trabalho, em casa, lendo um e-mail ou compartilhando fotos, utilizar campanhas anteriores para analisar o desempenho da segmentação utilizada e melhorá-la, cuidar da frequência e aplicar testes A/B.