Publicidade/ Ads

por Ricardo Di Santo

Publicidade ou Ads, abreviação de Advertising, são formatos pagos de comunicação oferecidos pelos diversos canais disponíveis na internet ou em aplicativos.

No processo de busca por informação (orgânico), é o usuário que determina qual conteúdo encontrará, por exemplo, quando digita a palavra-chave "porta de madeira" no campo de pesquisa, teoricamente receberá como retorno informações sobre portas de madeira. A publicidade (paga) trabalha com um pensamento diferente, é ela que encontrará a pessoa a partir do cruzamento entre pesquisa, acesso e interesse.

Imagine que você queira impactar todas as pessoas que buscam "porta de madeira" com o seu novo produto que é "porta de alumínio". Sabendo o canal que seu público acessa, bastará definir que seu anúncio de porta de alumínio apareça para quem procurar por porta de madeira. O planejamento determinará quem deverá ser impactado.

Todos os principais canais oferecem espaços de publicidade e vários formatos. Portais, buscadores, sites institucionais, comparadores de preços, aplicativos, games, são tantos os canais e será necessário um trabalho profundo de análise para que o seu investimento seja convertido conforme seus objetivos.

Formatos de publicidade

Existem diversos formatos de publicidade. Os mais comuns são banners, anúncios de texto e anúncios de vídeo. Quanto às formas de pagamento, os modelos mais comuns são CPC (custo por clique), o anunciante só paga quando seu anúncio recebe um clique, CPM (custo por mil), neste modelo o anunciante paga quando o seu anúncio for visualizado/impresso por mil vezes e CPL (custo por lead), um exemplo é o pagamento quando uma pessoa faz o cadastro no site do anunciante.