Presença Digital

por Ricardo Di Santo

Determina a presença que uma marca ocupa na mente das pessoas. Os canais de mídia utilizados devem apoiar essa estratégia, baseados nas reais necessidades.

Atualmente, vê-se muitas empresas preocupadas em estar em todo lugar. É só sair uma nova rede social que logo surge a frase "precisamos criar uma conta". Embora alguns canais sejam realmente determinantes para qualquer empresa que precisa estar na internet, decidir sem considerar as necessidades e a operação, poderá se tornar um grande problema, exemplo disso é a falta de manutenção e estratégia de continuidade, são milhares de ideias iniciadas e poucas atualizadas. Diante de um cenário caótico, no qual informações parecem brotar de todos os lugares, o cuidado com as escolhas e a qualidade do conteúdo tornarão a sua presença mais rica e sólida.

Tente compreender onde o seu público gasta mais tempo, questione-se sobre o plano de continuidade e reflita sobre canais e conteúdos que possam, efetivamente, somar e agregar valor à sua marca.

Lembre-se de que presença não é definida apenas pelo fator "quantidade". Pense em um relacionamento entre duas pessoas, algumas seguem o modelo de ficarem mais próximas e por mais tempo, outras optam por tornar os poucos momentos em momentos especiais. Não existe o certo e o errado, mas as decisões e o modo de se relacionar com seus clientes incidirá na forma como eles constroem percepções sobre a sua marca.