Lead

por Ricardo Di Santo

Lead no contexto do marketing é todo potencial cliente. Uma pessoa passa a ser um lead depois de atravessar um processo que seja capaz de conhecê-la e classificá-la como tal, este processo é conhecido como “geração de leads”.

Para ser classificada como lead, uma pessoa precisa ter indicado algum tipo de interesse em sua marca, produto ou serviço. Pesquisa em buscadores, preenchimento de um formulário para baixar conteúdo, inscrição em concursos, assinatura de e-mail, todos estes são indicativos de interesse.

A partir do recolhimento de informações das pessoas e definição de critérios objetivos é possível classificar e determinar se os contatos podem ser ou não considerados Leads.

O uso de landing pages com ofertas de conteúdo é uma das formas mais comuns para geração de leads.

Uma forma interessante de pensar a geração de leads é considerar o trabalho como uma forma de encontrar boas maneiras de atrair pessoas interessadas nos produtos ou serviços de uma empresa. No meio de tantas pessoas que estão na internet, algumas delas poderão acessar o seu site e uma parte menor delas estará efetivamente interessada no seu negócio.