Landing Page

por Ricardo Di Santo

Landing page, também definida como página de destino ou página de entrada, é uma página pela qual um usuário chega até o seu site, assim, qualquer página pode ser uma landing page.

Algumas funcionalidades e técnicas têm definido um pouco do que se entende como landing page e, dessa forma, acabam atribuindo esta definição, o que irá diferenciá-la de outros tipos de páginas.

Um primeiro critério adotado tradicionalmente nas landing pages é a sua clareza. Profissionais de marketing costumam ter um cuidado especial para que o visitante saiba com facilidade e rapidez qual é a proposta da página ou produto contido nela. Alguns utilizam a chamada Regra dos 5 segundos. É um teste para detectar se uma pessoa que não conhece o site consegue entender do que se trata a página e qual ação poderia realizar.

Outro princípio fortemente explorado é o Call-to-action, também chamado de CTA. É ele que vai ajudar na conversão. O exemplo mais comum de CTAs são os botões que incentivam uma ação, seja ela “comprar”, “ver detalhes”, “mais informações” etc. O importante é que essa chamada para a ação reflita exatamente o que acontecerá, ninguém gostará de clicar em um botão do tipo "Baixar eBook" e nada acontecer, é frustrante e desconfortável.

Layout leve e objetivo costuma ser uma boa escolha, pois ajudam o usuário a navegar e se localizar com facilidade.

Atração visual é fundamental. Aproveite e explore imagens que são facilmente reconhecíveis, como símbolos, especialmente onde você quer chamar a atenção.

Teste A/B, se possível, não deixe de lado. Faça mais de um modelo de landing page e teste, dessa forma, você saberá o que pode atrair mais as pessoas ou gerar conversões. Teste cores, textos, imagens e tudo que possa ter impacto na decisão das pessoas.

Um modelo bastante tradicional de landing pages são as páginas desenvolvidas, cujo maior objetivo é a captação de leads, muitas delas uma única página conhecida como One Page para que o visitante não seja distraído com links que irão tirá-lo da página principal ou o foco da chamada para ação (CTA). Esse tipo de página também é bastante utiliza como página de destino para campanhas com anúncios nos buscadores, ao clicar em um anúncio, o usuário é direcionado para a página (landing page).

Diante de infinitas possibilidades, ser criativo e manter o foco são algumas das principais indicações.