Intranet/ Extranet

por Ricardo Di Santo

Intranet é uma rede de computadores privada contida dentro de uma empresa, pode ser constituída por mais redes locais interligadas.

Existem vários motivos para se ter uma intranet e alguns deles merecem destaque. Condição de se ter um canal de comunicação interno legítimo e oficial pelo qual os colaboradores e gestores acompanham todas as ações que a administração considera importante; possibilidade de segmentação para determinados públicos internos, para que cada um veja apenas o que importa; níveis de permissão que determinam o tipo de autonomia que um colaborador terá; canal de promoção de produtos e serviços que podem ser explorados com parcerias e fornecedores para monetizar este canal; compartilhamento de documentos e centralização da informação técnica e institucional.

As possibilidades são inúmeras, com criatividade e planejamento é possível ter a Intranet como uma importante ferramenta de marketing e comunicação, contribuindo diretamente para o impacto das ações externas, isso porque colaboradores e públicos internos mais bem preparados, informados e com acesso mais rápido à informação, podem aumentar a força de conversão de uma empresa.

Quando parte da Intranet é acessível aos clientes, parceiros, fornecedores e outras pessoas fora da empresa, assume o nome de Extranet.