Inbound Marketing

por Ricardo Di Santo

Inbound marketing é um método, uma maneira de transformar estranhos em clientes e promotores da sua marca, produto ou serviço. Já faz algum tempo que este método tem se mostrado eficaz na realização de negócios on-line.

Contrapondo os métodos mais antigos de marketing como compra de anúncios, compra de listas de e-mail e esforços sem planejamento para atrair leads, o uso do inbound marketing concentra-se na criação de conteúdos de qualidade, responsável por levar pessoas até a sua marca. O tráfego é atraído pelo alinhamento entre conteúdo publicado e interesse das pessoas, assim, com o tráfego ampliado e qualificado aumenta-se as chances de conversão.

Um fluxo que ilustra bem as ações de inbound marketing é: 1.Estranhos 2.Visitantes 3.Leads 4.Clientes 5.Promotores

Podemos pensar nesse fluxo como um caminho pelo qual pessoas passarão de estranhos até chegar a serem promotores da marca, um nível desejado por todos, já que promotores são pessoas e clientes que ajudam na propagação e promoção da marca.

Alguns dos temas que envolvem o trabalho de inbound marketing são: criação de conteúdo, publicação, ciclo de vida transformando estranhos em promotores, personalização de conteúdo, multi-canal e integração de tecnologias e produção de conteúdo.

Algumas formas de se fazer inbound marketing: