Hotsite

por Ricardo Di Santo

Hotsites são sites normalmente concebidos para ficarem disponíveis por um determinado período de tempo, pois fazem parte da estratégia de uma campanha que terá momento para começar e para acabar. Os hotsites são utilizados para as mais diversas finalidades: lançamento de um novo produto, ofertas especiais, promoções temporárias e divulgação de eventos. Uma característica bastante presente nos hotsites é o seu apelo visual.

Imagine um hotsite cuja proposta é apresentar um novo carro com design moderno e atraente. Apresentar esses detalhes com imagens, recursos nos quais se possa clicar e ver detalhes do produto ou partes dele, informações, vídeos do carro entre outras possibilidades, certamente irão ajudar no convencimento dos clientes.

Esse conceito promocional do hotsite pode ser estendido até mesmo para os aplicativos (apps), já que as pessoas passam boa parte dos seus dias conectadas em dispositivos móveis.

Outro fator importante no desenvolvimento de hotsites é a definição do domínio e URL. A recomendação é que o endereço seja de fácil lembrança, fácil escrita e também fácil memorização, dessa forma, o alcance será ampliado.

Os hotsites podem ser correlacionados às landing pages. Embora possam ter características exclusivas, ambos se aproximam por dois motivos: o primeiro é o tempo, muitas vezes eles são concebidos para ficarem no ar por um período de tempo até que determinada ação seja cumprida, a partir dai perdem sua finalidade e são retirados do ar; o segundo é quanto ao foco, por padrão, ambas são concebidas para destacarem um determinado assunto, seja ele uma marca, produto ou serviço. Como o objetivo é promover ou captar leads, ter foco em um determinado assunto é fundamental para não distrair o usuário enquanto navega, além de dar a condição de explorar este assunto com mais profundidade ao invés de vários assuntos com menos profundidade.

Uma Landing Page pode ser considerada um hotsite se esta tiver um tempo determinado para ficar no ar.