Gestão de relacionamento com o cliente (CRM)

por Ricardo Di Santo

CRM é uma abreviatura para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). É um processo de gestão de clientes gerenciado dentro de softwares que ajudam a administração de oportunidades.

Com esse tipo de solução é possível trabalhar em cada etapa da jornada de compra de clientes por meio da gestão de contatos, campanhas, leads e geração de relatórios. Alguns dos fatores de destaque para o uso de CRM são: automação da força de vendas, visão 360º do cliente, gestão das oportunidades, integração dos setores da empresa e mobilidade.

Sobre os nossos contatos contatos, este tipo de ferramenta ajuda a ter uma visão completa dos potenciais clientes, incluindo histórico de atividades. Oportunidades podem ser detectadas ao conhecer os detalhes sobre negócios desenvolvidos pelas equipes e com isso é possível ter acesso às informações necessárias para fechamento de uma venda, definição de fluxos de aprovação, integração com e-mail, sincronização e compartilhamento de arquivos entre outras diversas funcionalidades.

Para os profissionais de marketing e vendas, o acesso e cruzamento das informações pode ser a diferença entre a realização e não realização de um negócio.