Cauda longa

por Ricardo Di Santo

Cauda longa é um conceito que explica a transformação do mercado de consumo. Ele mostra a relação entre produção em grande escala e a produção direcionada para mercados mais específicos conhecidos como "nichos".

Resumidamente, o conceito mostra a oportunidade existente em produzir produtos e oferecer serviços para públicos específicos ou soluções personalizadas.

Para compreender este conceito, imagine duas situações:

  1. Loja A que possui 1 produto
  2. Loja B que possui 50 produtos

Se a Loja A vender 100 produtos, este será o seu número de vendas final; já, se a Loja B vender apenas 3 produtos de cada, ao final somará 150 produtos vendidos. Essa é uma forma simplificada de mostrar que pode existir muita oportunidade na variedade de produtos e serviços.

A variedade pode ser entendida como produtos diferentes, produtos personalizados, marcas diferentes, tamanhos, cores, recursos, tudo que possa diferenciá-los. Com os novos modelos de produção industrial e tecnologias como a própria internet, tornou-se possível esse nível de especificidade, tando na produção quanto na oferta de produtos e serviços.

Os grandes varejistas on-line apostaram nesse modelo. É possível perceber esse tipo de pensamento adotado ao ver a quantidade de produtos oferecidos em sites de venda on-line: são milhares de produtos, para todos os gostos e necessidades.

Em síntese, o conceito de Cauda longa reflete a nova cultura da diversidade, da segmentação e personalização, não só de produtos, como também da própria comunicação. Com as tecnologias digitais, é possível entregar anúncios e e-mails personalizados, podendo chegar até o indivíduo nesta relação entre marcas e pessoas.