por Ricardo Di Santo
Branding é tradicionalmente definido como "gestão de marca". Refere-se ao processo de definição de estratégias e ações que visam à criação de valor para determinada marca. Certamente, marca é um dos ativos mais valiosos de uma empresa. A forma como uma marca se apresenta ao mercado, relaciona-se com seus clientes e colaboradores, como reage aos eventos e ao comportamento das pessoas diz muito da sua essência.
Diferente de tempos atrás, hoje as pessoas esperam um relacionamento mais próximo com as marcas, esperam ser ouvidas, atendidas e, quando isso não acontece, as respostas são as mais diversas e variam desde a perda desse consumidor até a disseminação de uma opinião e avaliação negativa, que poderá impactar diretamente a reputação da marca.
Traçando um paralelo entre marketing e branding, o marketing, apoiado pelas ações comerciais e de promoção, poderá determinar se você comprará ou não determinado produto, mas é a marca que determinará se você comprará apenas essa marca para o resto da vida.
Investir na gestão da sua marca é um dos investimentos mais inteligentes e que, certamente, trará retorno.
O branding digital é uma ferramenta apoiada nas estratégias de marketing digital que visa ao crescimento da marca e fidelização do público. O desafio é fazer com que determinados públicos consigam perceber valor em determinada marca.
Com as diversas possibilidades que as tecnologias oferecem e a nova postura dos consumidores diante da facilidade de acesso à informação e manifestação dos seus sentimentos, empresas investem em algumas formas para criar e fazer manutenção das suas marcas. As redes sociais trouxeram uma nova forma de comunicação e relacionamento com o público-alvo, os processos de segmentação e personalização agregaram valor ao que se oferece e a automação do marketing contribuiu para tornar os processos mais fáceis e inteligentes.