por Ricardo Di Santo
App é a abreviatura de application (aplicação), utilizada para designar os "aplicativos", softwares tipicamente instalados em smartphones e tablets.
Suas principais funções são disponibilizar recursos que facilitem a vida dos utilizadores, sejam elas funções bancárias, entretenimento, agendas, calculadoras, edição de imagem, notícias, filmes, podcasts, pedidos de fast-food, música entre tantas outras finalidades. Com os aplicativos (apps), as empresas conseguem desenvolver soluções totalmente customizadas para seus públicos e, dessa forma conseguem ter acesso ao mais alto nível de informações sempre que autorizado, informações como localização, data e hora de uma determinada ação, perfil demográfico e muito mais.
Um dos grandes motivos do sucesso dos aplicativos móveis foi a mudança de comportamento quanto ao uso das tecnologias. Atualmente, as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas em seus dispositivos móveis, especialmente smartphones.
Com os aplicativos móveis, é possível oferecer experiências em tempo real. Imagine um a pessoa, em uma determinada cidade procurando um quarto de hotel para dormir. Com tal aplicativo é possível apresentar-lhe as vagas, ofertas, preços, inclusive possíveis promoções.
A chave para uma estratégia de aplicativos móveis é pensar primeiro no valor que é gerado ao consumidor. Diversas possibilidades como mandar um SMS ou mensagem por push, localização por GPS e prover uma experiência personalizada com base em comportamentos poderão univer-se em busca de uma melhor experiência para o usuário.
Preocupe-se em tornar a experiência simples, fácil, rápida e segura. Tal experiência somado aos recursos interativos poderá levar sua aplicação para um outro nível.
Depende dos objetivos da empresa. Se o seu objetivo é atrair novos consumidores, cada URL da página mobile do seu site levará o consumidor para lá e contribuirá para a sua presença na internet. A partir daí, os aplicativos passam a ser um forte aliado como canal de engajamento. Quando alguém diz “eu quero fazer negócios com você”, ele prefere o aplicativo, porque precisa ser rápido. Além disso, quando se espera que o consumidor passe mais tempo em contato, os aplicativos móveis são a escolha certa.
Outro ponto bastante importante a que devemos nos atentar é para as soluções fáceis. Muitos ainda transformam seus canais mobile em espelhos do desktop. É preciso construir valor. Lembre-se que no universo mobile como em lojas de aplicativos, basta uma pessoa dar uma “estrela” para avaliar o seu app e isso se tornará visível para as demais pessoas. É preciso levar isso a sério. Experiências ruins serão combustível para concorrentes que procuram oportunidades.
Algumas das principais lojas de aplicativos móveis: